06.12.2018 | 23h00

Destaques do dia: ‘Bolsonarista’ até a página 2?

A nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, é, sem dúvida, uma ‘bolsonarista’, mas até qual página? Assim como o chefe, ela é recheada de opiniões polêmicas sobre direitos das mulheres, se colocando contrária a descriminalização do aborto e afirmando que “mulher não deveria precisar trabalhar”. Do outro lado ela quer maior introdução para transexuais no mercado de trabalho, diz que o casamento homossexual é um direito adquirido e fala em se colocar ao lado dos índios. Promessa de altas emoções entre a ministra e o presidente?

Bolsonaro também parece que terá de ficar de olho nos possíveis aliados do Congresso. Ao mesmo tempo que parlamentares fazem promessas de que ajudarão o novo governo nos encontros com o presidente eleito, eles se organizam para votar coletivamente. Não dá para esquecer a lição: deputados e senadores querem três coisas espaço político, cargos e liberação de recursos, não necessariamente nessa ordem. Talvez com isso na cabeça seja possível evitar novas pautas bombas, populares nas últimas semanas.

Já em São Paulo, João Doria não está nem para Bolsonaro, nem para os tradicionais governos tucanos. Cada vez mais o time montado pelo futuro governador tem cara de governo Temer. São cinco ex-ministros de Temer indicados para serem secretários no Estado. E o sexto pode estar vindo aí: Henrique Meirelles.

Tudo isso e muito mais na newsletter do BR18!

VOLTAR PARA O ESTADÃO